Aço inox ou fibra de vidro: Qual o melhor filtro para tratamento de água?

Os filtros fabricados em aço inox e os de fibra de vidro (compósitos) são os mais resistentes no uso para tratamento de água. Ambos são resistentes e duradouros. Para te ajudar no processo de decisão, listamos as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Filtro de aço inox para tratamento de água

Filtro de aço inox para tratamento de água
Filtro de aço inox para tratamento de água

O aço inox é um material muito nobre, resistente, à prova de corrosão e de excelente acabamento. Em casos de incêndio, ele não queima, apenas deforma.

Porém, esta imunidade à corrosão tem suas limitações, pois este material possui cromo e molibideno que formam uma camada passiva na superfície do aço que impede a oxidação em contato com o oxigênio do ar ambiente. Entretanto, esta camada passiva, invisível e de espessura finíssima, pode ser atacada externamente por agentes químicos agressivos, causando oxidação do aço inox e/ou manchas na superfície. Portanto, se esta camada não é bem cuidada ocorrerá a corrosão com o tempo.

Para que a camada passiva não seja atacada, recomenda-se:

  • Não usar abrasivos (lixas, sapólios, etc.);
  • Não usar palha de aço “bombril” ou similar – evitar o contato com aço-carbono ou outros aços;
  • Não envolver em jornal ou papel com tinta gráfica;
  • Não imergir em cloro ou outros produtos químicos agressivos;
  • Evitar contato com substâncias externas, graxas, óleos e gorduras.

Para limpar recomenda-se:

  • Lavar com esponja plástica e sabão neutro;
  • Polir com massa de polir automotiva.

Caso a superfície se oxide, pode-se utilizar solução de ácido nítrico para remover a ferrugem no caso de danos leves; no caso de danos maiores, é necessário um processo de decapagem para recompor a camada passiva com banho em solução de ácido nítrico a 20% durante 30 minutos a 50- 60°C.

Além disso, o processo de laminação dos filtros de aço inox cria é composto por chapas calandradas e soldadas. Este processo de solda é muito trabalhoso e o filtro deve ser bem testado para que não ocorram vazamentos em alguma parte da solda.

Filtro de fibra de vidro para tratamento de água

Filtro fibra de vidro para tratamento de água
Filtro fibra de vidro para tratamento de água

A fibra de vidro também é um muito resistente e pode durar por dezenas de anos. Ele é mais leve que o filtro de aço inox, o que facilita seu transporte.

Ao contrário do filtro de aço inox, o processo de laminação dos filtros fibra de vidro gera um peça inteira, sem precisar de processo de solda complexo. Assim, como sua composição é muito mais homogênea, diminui-se o risco de vazamentos.

Quando se trata de incêndio o filtro de fibra não reage da mesma forma que o de inox, pois ele acaba sucumbindo ao fogo

A maior vantagem do filtro de fibra, quando comparado ao filtro de aço inox, é o custo benefício, ou seja, ele dura tanto quanto o filtro de aço inox, tem qualidade de funcionamento semelhante, porém tem um custo muito menor.

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *