Aquecimento de piscina – Bomba de calor

O aquecimento de piscina é uma solução para quem deseja aproveitá-la o ano todo. Conforme já falamos de forma geral, existem 5 tipos de aquecimento:

  • Aquecimento de piscina por bomba de calor
  • Aquecimento de piscina elétrico
  • Aquecimento de piscina a gás
  • Aquecimento de piscina à lenha ou a óleo
  • Aquecimento de piscina por placas solares

Neste artigo aprofundaremos um pouco mais nos sistema de aquecimento de piscina por meio de bomba de calor. Trataremos aqui sobre seu funcionamento, instalação e dimensionamento.

 Funcionamento do aquecimento de piscina por bomba de calor

Bomba de calor para aquecimento de piscina Epex
Bomba de calor Epex

 

A bomba de calor é um equipamento híbrido, que funciona de maneira similar, porém inverso, a um ar condicionado, ou seja, ele transfere o calor natural do ar para a água.

Mas como isso é feito?

Funciona da seguinte forma: O ar captado pela bomba de calor passa por um uma serpentina que contém gás proveniente de um compressor. Ao passar por esta serpentina o ar eleva a temperatura do gás que por sua vez chega a um trocador de calor que transfere seu calor para a água. Após isso o ar sairá gelado da bomba de calor.

Esquema funcionamento de bomba de calor para aquecimento de piscina
Esquema funcionamento da bomba de calor

 

Sendo assim, este sistema tem a característica de ser um sistema limpo, que não libera poluentes no ar.

O equipamento é hibrido porque necessita de energia elétrica para fazer funcionar o compressor, porém o calor que aquece a água provém do ar que circula na bomba de calor por intermédio de ventiladores.

Como o calor do ar é aproveitado, consegue-se uma economia de 30 a 35% em relação ao sistema elétrico. Além disso, apesar de ser um equipamento de alto investimento, a longo prozo o aquecimento de piscinas por bomba de calor tem se mostrado um sistema econômico.

Dimensionamento e instalação do aquecimento de piscina por bomba de calor

Além de expelir ar frio, a bomba de calor também gera muito barulho. Por isso e por se aproveitar do ar ambiente recomenda-se que ela seja instalada em ambiente externo devidamente cercado para evitar curiosos. Desta forma a sua eficiência é maior.

As bombas de calor geralmente são projetadas para resistir à diversas condições climáticas (sol, chuva, ventos, etc.).

Não é recomendado que se instale este tipo de equipamento em coberturas.

A instalação sistema de aquecimento de piscina por bomba de calor é em bypass e consiste  em bombear a água por um circuito fechado, onde a água sairá da piscina, passará por uma bomba que encaminhará esta água para a bomba de calor, retornando à piscina já aquecida. Portanto o fluxograma é:

Piscina – bomba – bomba de calor – piscina

Aconselha-se que este circuito fechado seja separado do circuito de filtração para haver a autonomia entre sistemas. Outro motivo é o aumento a vida útil da bomba de calor, pois os sistemas de filtração geralmente têm uma grande concentração de cloro, que ao longo do tempo poderia prejudicar o perfeito funcionamento da bomba de calor com a passagem de água com alto teor de cloro por ela.

O dimensionamento da potência necessária para aquecer a piscina de forma satisfatória irá depender do volume da piscina, área e localização externa ou interna. Poderá ser instalada em bateria ou não, conforme dimensionamento necessário.

Por aproveitar o calor do ambiente, o aquecimento de piscina por bomba de calor é a solução ideal para o clima do Brasil. Mas  nas regiões muito frias deve-se tomar cuidado, pois por trocar calor com o ar, sua eficiência cai muito quando a temperatura ambiente é abaixo de 10ºC.

Nesta situação as serpentinas do equipamento (evaporadores) congelam e evitam a circulação do ar, e assim torna prejudicial a troca de calor.

Você também pode gostar:

9 comentários

  1. Bom dia,
    Temos uma piscina com 25 metros de comprimento, 6 metros de largura e 1,2 metros de profundidade, precisamos aquecela pois é muito gelada durante boa parte do ano, pois não bate muito sol.
    Pode nos orientar por favor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *