Aquecimento de piscina – trocador de calor elétrico

O aquecimento de piscina é uma solução para quem deseja aproveitá-la o ano todo. Conforme já falamos de forma geral, existem 5 tipos de aquecimento:

  • Aquecimento de piscina por bomba de calor
  • Aquecimento de piscina elétrico
  • Aquecimento de piscina a gás
  • Aquecimento de piscina à lenha ou a óleo
  • Aquecimento de piscina por placas solares

Já falamos anteriormente sobre as bombas de calor. Neste artigo aprofundaremos um pouco mais nos sistema elétrico de aquecimento de piscina. Trataremos aqui sobre seu funcionamento, instalação e dimensionamento.

 Funcionamento do aquecimento de piscina elétrico

Aquecimento de piscina com trocador de calor elétrico
Trocador de calor elétrico Epex

O equipamento utilizado para este tipo de aquecimento de piscina é um trocador de calor elétrico. Ele também trabalha com troca de calor, mas de uma forma diferente das bombas de calor.

A estrutura do equipamento consiste em um recipiente hermético, ou seja, Inteiramente lacrado para que a passagem de ar seja impedida.  Neste recipiente existem resistências elétricas que trocam o seu calor com a água. A água aquecida que chega à piscina se mistura com a água de temperatura ambiente e, regulada por um termostato, a água que já passou pelo trocador de calor elétrico aquecerá progressivamente todo o volume da piscina na temperatura desejada.

Este termostato detecta a temperatura da água da piscina. Quando a água atinge a temperatura regulada, o termostato desligará as resistências elétricas automaticamente. Caso a temperatura esteja abaixo do desejado, ela ligará novamente as resistências. Se não houver fluxo de água as resistências também se desligam automaticamente.

Este equipamento não gera poluição, porém sua desvantagem é que ele consome demasiada energia e, como no Brasil o custo de energia elétrica é bem elevado devido aos impostos, este sistema não é econômico. Entretanto pode ser viável em SPAs e piscinas de pequeno porte, principalmente as de coberturas de prédios de apartamento.

As temperaturas recomendadas são:

Piscina Climatizada – entre 26 e 28 °C

Piscina Térmica ou SPA – entre 30 e 32 °C

Dimensionamento e instalação do aquecimento de piscina elétrico

A instalação sistema de aquecimento de piscina elétrico é em bypass e, assim como o da bomba de calor, consiste em bombear a água por um circuito fechado, onde a água sairá da piscina, passará por uma bomba que encaminhará esta água para o trocador de calor elétrico, retornando à piscina já aquecida. Sendo assim, o fluxograma é:

Piscina – bomba – aquecedor – piscina

O equipamento é bem compacto, desta forma não ocupa muito espaço para sua instalação.

Aconselha-se que este circuito fechado seja separado do circuito de filtração para haver a autonomia entre sistemas, como também para aumentar a vida útil das resistências elétricas devido à concentração do cloro que geralmente ocorre nos sistemas de filtração. Por isso, não se deve clorar a água da piscina antes da passagem pelo aquecedor.

É importante que se instale o painel de comando com termostato próximo ao aquecedor devido ao comprimento limitado do cabo do sensor de temperatura, o qual não pode ser cortado nem emendado. Para a instalação deste sensor de temperatura, geralmente perfura-se o tubo com broca no diâmetro indicado pelo fabricante e em seguida o sensor é introduzido no tubo, vedando o furo com silicone.

Outra coisa importante é executar a tubulação de retorno à piscina em tubos e conexões de CPVC, pois este tipo de tubulação é próprio para conduzir água aquecida.

O dimensionamento de potência necessária irá depender do volume da piscina, área e localização externa ou interna. Muitas vezes, o projeto elétrico não contempla a demanda de energia necessária para o equipamento funcionar, assim, é preciso verificar este parâmetro antes de decidir sobre a viabilidade para utilizar este sistema.

Com estas informações você terá mais facilidade para decidir qual o melhor tipo de aquecimento para sua piscina.

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *