CUIDADO com a sua areia para filtro de piscina!

A areia para filtro de piscina é o principal fator para que a filtração da água ocorra de maneira bem sucedida. Sendo assim, é muito importante manter o controle de qualidade sobre este material filtrante.

O problema é que no mercado atual, tem aparecido vários fornecedores de areia para filtro de piscina inadequada. Isto gera grandes transtornos para quem adquire esta areia, pois a qualidade da filtração pode ser prejudicada.

Para que isso não ocorra com você, explicaremos neste artigo, qual a função da areia para filtros de piscina e qual é o tipo de areia adequado para esta função.

Qual a função da areia na filtração?

É importante que se saiba que o filtro de piscina é apenas um receptáculo para a material filtrante. Assim, suas características devem ser a sua durabilidade, um bom sistema interno e uma boa válvula de operações. Alguns destes fatores dependem muito do matéria prima utilizada para a fabricação do filtro.

Porém, o material filtrante utilizado nos filtros é fundamental para o bom funcionamento do equipamento. É a areia que realmente faz a filtração da água da piscina. Através de suas arestas a areia filtrante segura a sujeira quando a água passa por ela.

O que acontece quando a areia do filtro de piscina não é adequada?

As areias inadequadas geralmente contém componentes minerais que também prejudicam a qualidade da filtração.

cuidado com a areia para filtro de piscina inadequada
cuidado com a areia para filtro de piscina inadequada

Quando a areia é inadequada, a filtração não ocorre. Isto significa que quando a água passa pela areia do filtro de piscina, ela não sofrerá efeito algum. A água que retornará para a piscina continuará com as mesmas impurezas que deveriam ser filtradas.

Além disso, pode ser que a areia volte para a piscina, aumentando ainda mais o problema do proprietário.

A areia comum também não pode ser usada nos filtros de piscina. Ela não possui arestas como a areia especial para filtração. Assim, elas não tem capacidade para filtrar a água.

Quais são as características certas de uma areia para filtro de piscina?

A areia para filtro de piscina é de um tipo especial, específico para a filtração. Assim, ela tem algumas características próprias, que garantem uma filtração de qualidade.

Portanto, esta areia para filtração deve ter, em sua composição, sílica ou quartzo. Ela não pode conter metais pesados ou outros minerais.

Ela deverá ser totalmente limpa, sem matéria orgânica. A areia também deve ser peneirada para que se obtenha granulometria uniforme. O tamanho de seus grãos devem estar entre 0,5 e 1,2 mm.

Com estas características, a filtração ocorrerá perfeitamente. Assim, você só deverá se preocupar em trocar a areia quando necessário, de modo a manter o bom funcionamento da piscina.

Existe também um outro material filtrante, o Zeocel, usado para piscinas com grande movimento de banhistas. Ele remove amônia e partículas finas, além de reduzir o forte cheiro de cloro exalado pela piscina.

O Zeocel é recomendado principalmente para piscinas de academias.

A Epex sugere que em seus filtros, tanto na linha para piscinas, como também na linha para tratamento de água, seja usada areia de boa qualidade. Por este motivo, são fornecidos vários materiais filtrantes adequados, incluindo areia e Zeocel, para que a filtração seja realizada perfeitamente.

Saiba mais em: www.epex.com.br

Você também pode gostar:

4 comentários

    • Boa tarde Vilson,
      A nossa areia pode sim ser usada para filtrar água em poços artesianos de acordo com a água a ser tratada, objetivando adptá-la ao padrões de potabilidade da Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. E não contém nenhum tipo de produto químico que contamina a água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *