Como dimensionar uma casa de máquinas de piscinas

Quando se trata de construir uma piscina, um fator importante para o seu bom funcionamento é dimensionar a casa de máquinas corretamente. Para quem não sabe, casa de máquinas é o local onde são instalados os equipamentos que fazem a piscina funcionar, tais como filtro, bombapainéis de comando, etc.

Sendo assim, é importante que se tenha alguns conhecimentos antes de fazer seu dimensionamento, são eles:

Qual é o equipamento a ser utilizado?

É crucial que se saiba os equipamentos necessários antes de pensar em casa de máquinas, pois assim você saberá qual é o espaço mínimo que o equipamento ocupará, tendo uma noção do tamanho ideal da casa de máquinas.

Exemplo de instalação de equipamentos Epex na casa de máquinas
Exemplo de instalação de equipamentos Epex na casa de máquinas

Qual a localização disponível para a construção da casa de máquinas?

Este parâmetro é muito importante, pois você identificará a distância da casa de máquinas para a piscina, o tipo de casa de máquinas a ser construída e o tipo de acesso ao local.

O recomendado é que a casa de máquinas não fique muito distante da piscina, porque quanto mais próxima da piscina ela estiver, maior será a economia de tubos e conexões a serem utilizados.

 Tipos de Casa de Máquinas

Os principais tipos são a subterrânea e a tipo armário.

a) Casa de máquinas subterrânea

É a casa de máquinas que fica abaixo do nível da piscina, como o próprio nome diz. Geralmente seu acesso é por porta de alçapão metálica, 70 cm x 70 cm, abrindo para fora, com uma escada marinheiro para entrada na casa de máquinas.

Dimensões mínimas: 2,00 m x 1,50 m

Pé-direito mínimo: 2,00 m

Casa de máquinas subterrânea do Complexo Esportivo Pacaembu
Casa de máquinas subterrânea do Complexo Esportivo Pacaembu
Filtros Epex instalados na casa de máquinas subterrânea do Complexo Esportivo Pacaembu
Filtros Epex instalados na casa de máquinas subterrânea do Complexo Esportivo Pacaembu

b) Casa de máquinas tipo armário

É um “armário” onde os equipamentos são armazenados, não tem um pé direito alto, onde o equipamento é manobrado pelo lado de fora.

É importante que o piso da casa de máquinas deverá estar no mínimo a 40 cm abaixo do nível d’água da piscina, para o bom funcionamento da mesma.

Dimensões mínimas: largura 150 cm x altura 150 cm x profundidade 130 cm.

Para ambos os casos é importante prever ponto de luz e fiação com carga suficiente para atender a potência do motor, bem como antecipar o espaço para chave para proteção e comando da eletrobomba do filtro. Esta chave deverá ser colocada dentro da casa de máquinas.

Também é fundamental que haja no piso da casa de máquinas uma caixa com grelha, ligada à rede pluvial existente, por dois motivos. O primeiro é que a água de lavagem do filtro por contracorrente cairá sob pressão nesta caixa, seguindo à rede pluvial por gravidade. O último e mais importante, é para prevenir o inundamento da casa de máquina, assim evitando acidentes por conta do contato dos materiais elétricos com a água.

Caso o sistema seja automatizado e controlado por um painel de comando, é importante que este fique o mais próximo da entrada possível.

Tubulações

Dimensionar conforme tabela abaixo (ABNT-NBR 10.339). Deixar no concreto a aberturas necessárias para as instalações dos bocais, ralos e skimmer.

Os tubos deverão estar bem apoiados sobre terreno firme, sobre um leito de concreto. Deve-se tomar precauções em áreas de aterro. Colocar uniões nas ligações do filtro e da eletrobomba para facilitar possível manutenção futura. Utilizar veda-rosca de teflon.

Diâmetro da tubulaçãoVazão na sucção (m3/h)Vazão no retorno (m3/h)
1.1/2” (50 mm)1016
2” (60 mm)1525
2.1/2” (75 mm)2338
Velocidade NBR 10.3391,8 m/s3,0 m/s

Válido para tubos de PVC

Velocidade nos ralos de fundo de no máximo 0,6 m/s (NBR 10.339)

Abastecimento de água

É independente do sistema de filtração. Para piscinas sem skimmer, instalar tubulação de ؽ” com registro desde um ponto de água mais próximo até a piscina.

O skimmer EPEX possui ponto para abastecimento. Outra opção é o controlador de nível.

16 comentários

  1. Boa noite.
    Quero o contato do setor de engenharia da vossa empresa, estou construindo 2 pescinas semiolipica, e preciso de um projeto para dimesionar os equipamentos.
    Obrigado.

    • Luiz, compreendemos a sua observação, mas levamos em conta a medida para tubos de PVC, que já é padronizada para 60 mm.

  2. Boa noite.
    Quero o contato do setor de engenharia da empresa, estou construindo 2 pescinas uma olimpica e outra semiolipica, e preciso de um projeto para dimesionar os equipamentos.
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *