Como controlar o nível da água para evitar o desperdício

Controlar o nível de água de uma piscina é um fator muito importante, principalmente nos dias atuais  onde ela se encontra escassa e deve-se fazer o máximo para não desperdiça-la. O controle de nível da água de piscina evita desperdício, além de evitar o transbordamento dela.

Abaixo explicaremos sobre dois mecanismos que fazem parte deste processo: o controlador de nível e o extravasor.

Controlador de nível

Controlador de nível Epex que regula o nível da piscina na altura desejada
Controlador de nível Epex

O controlador de nível mantém o nível da água constante. Através de uma boia ele regula a entrada de água na piscina, interrompendo o abastecimento no nível desejado.
É um sistema que funciona automaticamente, jogando o excesso de água na piscina, que pode ser provocado por chuvas e outros eventos naturais, na rede pluvial.

Como funciona o controlador de nível?

O conjunto do controlador de nível compreende uma cuia com a boia, a tampa e um bocal de acabamento do vaso comunicante que interliga a cuia com a parede da piscina.
A boia identifica o nível de água da piscina e quando este chega na altura regulada pelo usuário ele interrompe o abastecimento de água na piscina, jogando o excesso de água, se houver, na rede pluvial

Instalação do controlador de nível
Instalação do controlador de nível

Extravasor

Extravasor para controlar o nível das piscinas e evitar transbordamento principalmente em dias de chuva
Extravasor Epex para piscinas

O extravasor é ideal para definir o nível d’água em piscina com borda molhada e espelhos d’água. Ele proporciona mínima perda de água com o uso da piscina e em dias de chuva evita o transbordamento.

Assim como o controlador de nível, ele também direciona o excesso de água para a rede pluvial, porém seu sistema não é automático, para interromper ou dar continuidade ao abastecimento de água na piscina, é necessário um trabalho manual através de registros.

Além de seu funcionamento ele também é benéfico para a estética da piscina, pois evita a instalação de grelhas de nível nas paredes rente à borda.

Com funciona o extravasor?

O extravasor é composto por uma cuia com um tubo de PVC nem seu interior. Este tubo poderá ser cortado na altura onde se desejam manter o nível d’água da piscina. Assim que a água atinge o nível do tubo, o excesso começa a ser jogado na rede pluvial.

Instalação do extravasor
Instalação do extravasor

Agora, você que estava pensando em formas de economizar água em meio a essa crise hídrica já pode instalar um controlador de nível ou um extravasor na sua piscina!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *