Descubra qual o filtro de piscina ideal para você

O filtro de piscina é parte muito importante para o funcionamento de uma piscina. Saber dimensionar o tamanho/capacidade ideal para o filtro de piscina é essencial para não adquirir o equipamento errado e ter problemas depois.

Deve-se ficar atento não só com a capacidade do filtro em si, mas também seu tamanho, qualidade do material entre outros fatores que podem influenciar no funcionamento do sistema de filtração da piscina.

Neste artigo iremos lhe ensinar como saber as especificações do filtro ideal para sua piscina, como vazão, diâmetro, altura, quantidade de filtros de piscina, etc.

Entendendo as normas para filtro de piscina

A NBR 10.339 é a norma vigente que regula projeto e execução de piscina. Ela visa, acima de tudo a segurança dos banhistas de modo a tomar ações preventivas para que não venham a ocorrer acidentes.

Nesta norma é determinado o tempo de recirculação para cada tipo de piscina. Este é o tempo estipulado para que toda a água constante no tanque passe pelo filtro de piscina.

Quadro de tempo de recirculação para filtro de piscina

É este tempo que determinará a vazão que o filtro de piscina deve ter.

Calculando a vazão ideal para o filtro de piscina

Baseado no quadro do tempo de recirculação que indica a norma é que calculamos a vazão ideal do filtro de piscina.

O primeiro passo para se fazer o cálculo de vazão é saber quais são as dimensões da piscina. Deve-se medir largura, comprimento e profundidade em metros.

Sabendo destes dados conseguiremos calcular o volume da piscina utilizando a fórmula: largura x comprimento x profundidade. Desta forma encontraremos o volume em m³(metros cúbicos).

Exemplo: suponhamos que eu tenha uma piscina com 6 metros de largura, 10 metros de comprimento e 1,5 metros de profundidade. Sendo assim utilizando a fórmula terei 6 x 10 x 1,5 que totalizará o volume de 90 m³ (equivalente a 90.000 litros).

Tendo calculado o volume da piscina, deve-se responder 2 perguntas referentes ao quadro da norma de recirculação de piscinas:

Qual a profundidade da piscina?

É uma piscina pública ou é de residência privada?

Respondendo a estas duas perguntas encontraremos no quadro qual o tempo de recirculação determinado pela norma para a piscina.

Exemplo: Utilizando o mesmo exemplo da piscina anterior temos a profundidade de 1,5 metros e considerando que minha piscina é para minha casa (residencial privativa), o tempo de recirculação determinado pela norma é de 8 horas.

Quadro de tempo de recirculação para filtro de piscina 2

Pronto, já temos todos os dados necessários para calcular a vazão da piscina. Para fazer este cálculo basta dividir o volume da piscina pelo tempo de recirculação. O valor final encontrado será o valor mínimo de vazão para que a piscina esteja dentro da norma, ou seja, a vazão do filtro de piscina deve ser igual ou maior do que o resultado final.

Exemplo: continuando com o exemplo da minha piscina, sabendo que o volume dela é de 90 m³ e o tempo de recirculação determinado pela norma  é de 8h temos: 90 ÷ 8  que resulta em 11,25. O que isso significa? Significa que o filtro de piscina que devo instalar tem que ter a vazão igual ou maior que 11,25 m³/h.

Portanto se eu encontro um filtro de piscina com vazão de 10 m³/h e outro com vazão de 15 m³/h, sem levar em consideração as demais características do equipamento devo escolher o filtro de piscina de 15 m³/h porque ele tem a vazão maior que o mínimo determinado pela norma.

Apesar de já saber a vazão ideal para o filtro de piscina, não é apenas este fator que deve ser levado em conta na escolha do equipamento. Deve-se ficar atendo também ao tamanho do filtro.

Descobrindo o tamanho ideal para o filtro de piscina

Filtro de piscina epex da linha AV. Muito resistente à pressão da água na filtração de piscina

O tamanho ideal é uma questão de um filtro de piscina é uma questão relativa, pois isto dependerá do tamanho da casa de máquinas disponível.

Se você está construindo ou ainda não construiu uma casa de máquinas para sua piscina este fator não se aplicará ao filtro, ou seja, saber qual a vazão ideal e escolher um filtro de piscina adequado e de qualidade já basta. Agora o que você tem a fazer neste caso é saber qual a altura e diâmetro do equipamento escolhido para que você construa a sua casa de máquinas de forma que caibam todos equipamentos. Além disso, as dimensões de largura e altura porta devem ser maiores que as do filtro. Saiba mais sobre casa de máquinas neste artigo.

Para quem já tem casa de máquinas construída, deve-se medir a largura da porta. O diâmetro do filtro deve ser menor que a largura da porta. Por isso se um filtro tem a vazão adequada, mas seu diâmetro ultrapassa a largura da porta, deve-se escolher mais de um filtro com diâmetro e vazão menores, porém que a vazão deles somados seja igual ou maior à vazão que determina a norma. Estes filtros devem ser instalados em bateria.

Exemplo: seguindo o que já foi falado, preciso de um filtro com vazão mínima de 11,25 m³/h. Eu já tenho uma casa de máquinas construída e a porta de acesso dela tem 80 cm.

Encontrei no mercado um filtro com vazão de 7 m³/h e diâmetro de 40 cm, um filtro com vazão de 15 m³/h e diâmetro de 90 cm.

Neste caso, olhando só para a vazão o filtro ideal seria o de 15 m³/h certo? O que acontece é que o diâmetro deste filtro é maior que a porta de acesso da casa de máquinas, então ele não entrará no recinto.

Então o que devo fazer?

Simples, neste caso devo comprar 2 filtros de 7 m³/h, pois ele passará pela porta e antes de comprar já verifiquei que o espaço da minha casa de máquinas consegue abrigar duas unidades deste filtro de piscina.

Mas e a vazão?

Como são 2 filtros de piscina de 7 m³/h e vou instalá-los em bateria, a vazão dos 2 é somada e totalizará 14 m³/h, valor este que está dentro dos padrões estabelecidos pela norma.

Para finalizar, lembramos que a qualidade do filtro de piscina é muito importante, pois quanto melhor a qualidade maior será a durabilidade do equipamento e também os problemas com manutenção e reposição serão mínimos.

Com estas informações você será capaz de escolher melhor qual o filtro que você utilizará em sua piscina. Bons mergulhos!

Você também pode gostar:

8 comentários

  1. bom dia
    piscina semi olímpica 600.000 litros e 500.000 litros
    tenho essas duas piscinas e pensamos em trocar os equipamentos por mais novos.
    qual tamanho de bomba e filtro recomendado para ambas

    • Ronilson, agradecemos o seu comentário!

      Considerando que ela seja uma piscina coletiva, o equipamento irá variar de acordo com a profundidade dela, conforme abaixo:

      Profundidade de mínima inferior a 0,6 m e máxima superior a 0,60 m – Conjunto de filtração com 3 filtros RR-95 ou 2 filtros RR-120
      Profundidade entre 0,60 m e 1,80 m – Conjunto de filtração com 2 filtros RR-95 ou 1 filtro RR-150
      Profundidade superior a 1,80 m – Conjunto de filtração com 2 filtros RR-85 ou 1 filtro RR-120

      Entraremos em contato por e-mail para maiores informações.

  2. Olá
    Minha piscina tem 35 mil litros e tenho uma bomba de 1/2 cv. eu adquiri um filtro na nautilus F350p que tem 3,6 m3/h de vazão. Terei problema com isso?

    • Daniel, pela vazão do filtro que você informou, a não ser que a piscina tenha profundidade maior do que 1,8 metros, ela está fora das normas da ABNT para a recirculação da água da piscina. Isso significa que a piscina levará mais tempo que o determinado para filtrar toda a água da piscina.
      O tempo de recirculação atual é de aproximadamente 9 horas e 43 minutos. Seguem abaixo os tempos de recirculação adequados e a vazão necessária de acordo com as normas da ABNT:

      Profundidade abaixo de 0,6 metros – Tempo de recirculação recomendado: 6 horas – Vazão mínima necessária: 5,85 m³/h
      Profundidade entre 0,6 e 1,8 metros – Tempo de recirculação recomendado: 8 horas – Vazão mínima necessária: 4,40 m³/h
      Profundidade acima de 1,8 metros – Tempo de recirculação recomendado: 12 horas – Vazão mínima necessária: 2,92 m³/h (caso este seja o caso, a sua piscina está dentro das normas)

      Estes cálculos acima apresentados foram baseados para uma piscina residencial, caso a sua seja uma piscina pública, os dados são diferentes.
      Caso deseje uma proposta do equipamento da Epex ideal para a sua piscina, podemos elaborar e enviar por e-mail.

  3. Estou com aumabpiscina em construção.
    A capacidade deste é de 27 metros cúbicos.
    Vazão é de 3.39 m3 / h.
    Casa dr máquina 1x1x1

    Poderiam me passar o valor e dimensões do filtro necessário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *