A história da natação Parte 2 – os estilos da natação

Antes mesmo da natação se tornar esporte, os estilos já eram ensaiados. Logo no surgimento do esporte  não se pensava muito e tampouco se falava em regras ou estilo na natação. Alguns esboços ou jeito parecido comparado aos estilos de hoje eram praticados.

história da natação

Estilo de natação “clássico” – Nado Peito

Por volta do século XVI, foram publicados os primeiros trabalhos escritos sobre natação, todos em latim. O nado peito era vangloriado nessa época, chamado de estilo “clássico”, era defendido como sendo o melhor, mesmo entre os nadadores profissionais. Esse favorecimento deve-se também pelo fato de que para os soldados atravessarem rios carregando armaduras e roupas, deveriam fazê-lo levando-os na cabeça ou nas costas, utilizando este estilo de nado.

história da natação - nado peito
história da natação – nado peito

 

O Museu de Belas Artes de Paris ostenta uma estátua ao nadador grego, em posição de peito.

O surgimento da natação estilo costas

No final do século XVIII, o italiano Oronzio de Bernadi , apresentou a primeira forma do nado costas. O movimento incluía primeiramente o movimento dos dois braços lançados juntos em rotação seguidamente. Counsilman, refere-se a um nadador – o marquês Biberro – que nadou em Londres (1871) uma milha no tempo de 39´ 30´´ utilizando a técnica de Costas. Mais tarde o americano Hebner ao utilizar o movimento de braços como o de Crawl, com alternância no movimento dos braços, revolucionou a técnica, desenvolvendo rapidamente a escola do seu estilo.

história da natação - Oronzio de Bernardi
história da natação – Oronzio de Bernardi

A história da natação estilo crawl

Em 1859, o nadador Payton apareceu nadando uma competição em Baths (hoje Lamberth) com um estilo que lhe valeu a desclassificação por não ser considerado ortodoxo. Este mesmo estilo foi apresentado 10 anos depois por Trudgen, ficando famoso por ser mais econômico e veloz que o nado peito. O nome deste estilo é o mesmo de seu criador, Trudgen.

história da natação - Trudgen
história da natação – Estilo Trudgen

 

Mais tarde, um inglês excelente em nado de peito chamado Frederick Cavill,  fazendo uma viagem com sua família na Austrália, observou vários nativos da região do Ceilão  nadando de uma forma parecida com  Trudgen, com braçadas alternadas. Entretanto,  os nativos usavam um forte movimento de pernas. Cavill então decidiu estudar o estilo a fundo e criou o “crawl australiano”. O estilo era muito prático na água salgada, se tornando um sucesso nas competições que na época, pois as piscinas de competição eram enchidas com água salgada. Em seguida, os americanos passaram a utilizar água doce em suas piscinas, e com isso pegaram o já famoso crawl australiano e fizeram algumas modificações de adaptação à água doce, surgindo, assim, o “crawl americano”, que deu muitas glórias aos Estados Unidos.

história da natação - nado crawl
história da natação – nado crawl

 

Você também pode gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *