Conheça as vantagens e desvantagens de ter uma piscina aquecida

Ter uma piscina aquecida é a solução para quem quer aproveitá-la o ano todo. É bom dar um mergulho na água quando o clima é quente, mas no inverno ninguém quer entrar na água gelada, não é mesmo?

Então, para você que pensa em construir sua piscina, ou até mesmo já possui uma que não tem água aquecida, listaremos aqui as vantagens e desvantagens de colocar um sistema de aquecimento na sua piscina.

Uma piscina pode ser aquecida através de 5 tipos de sistemas, cada um com uma propriedade diferente, fazendo que os benefícios de ter uma piscina aquecida variem de acordo com o sistema instalado. São eles:

  • Aquecimento por bombas de calor
  • Aquecimento elétrico
  • Aquecimento a gás
  • Aquecimento à lenha ou a óleo
  • Aquecimento por placas solares

Para que você decida se irá querer aquecer sua piscina e qual o sistema utilizar, abordaremos a seguir as vantagens e desvantagens de cada um destes sistemas.

Piscina aquecida por sistema de bombas de calor

 

A bomba de calor tem funcionamento similar ao de um ar condicionado, ou seja, ele transfere o calor do ar para a água da piscina. Ao ter uma piscina aquecida por bombas de calor, você estará contribuindo para o meio ambiente, pois trata-se de um sistema limpo que não gera poluentes na atmosfera.

Como este sistema utiliza o calor do ar em seu processo, a sua eficiência no aquecimento da água da piscina cai muito quando a temperatura ambiente é abaixo de 10 °C, pois a parte interna que libera o ar frio, que teve seu calor foi transferido para a água da piscina, congela por causa desta baixa temperatura.

Para seu funcionamento a bomba de calor utiliza energia elétrica, mas como ela aproveita o calor do ar, ela consegue uma economia de 30 a 35% em relação ao sistema de aquecimento elétrico. Porém a bomba de calor tem um custo muito elevado podendo variar de 6 a até mais de 20 mil reais, dependendo da capacidade do equipamento.

Piscina aquecida por sistema elétrico

piscina aquecida com aquecedor elétrico
Aquecedor elétrico para piscinas

 

A piscina aquecida por sistema elétrico tem sua temperatura regulada por um termostato. Este sistema aquece a água por meio de um aparelho com resistências elétricas.

Assim, este sistema possui a vantagem de ser bem compacto, não necessitando de muito espaço para sua instalação. Além disso, ele também é um aparelho sustentável, que não gera poluição.

Não é um sistema muito caro para se instalar e a única, porém relevante desvantagem é que este aparelho utiliza muita energia elétrica para seu funcionamento, fazendo com que a conta de luz fique muito alta.

Piscina aquecida por sistema a gás

Piscina aquecida com sistema a gás
Aquecedor a gás para piscinas (fonte: Orbis)

 

O sistema de aquecimento a gás para piscinas pode utilizar tanto o Gás Natural (GN) quanto o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) mais conhecido como gás de cozinha.  Mesmo assim, ele funciona com mais eficiência com o gás de rua GN, que é mais econômico e não necessita de um reservatório.

Porém, em regiões onde não tenha gás GN, mas sim gás GLP, é necessário um reservatório de grande volume para a armazenagem do gás, uma vez que o consumo é elevado e uma bateria de botijões de 45kg não é adequada.

A vantagem deste sistema é que ele eleva a temperatura da água muito rapidamente e utilizando o GN para seu funcionamento ele fica tem melhor custo-benefício que o sistema elétrico.

As desvantagens de ter uma piscina aquecida pelo sistema a gás é que é necessário um cômodo separado e bem ventilado, com chaminé para a instalação do equipamento. Além disso, a instalação do equipamento depende da aprovação do corpo de bombeiros.

Piscina aquecida por sistema à lenha ou a óleo

Piscina aquecida com sistema de aquecimento à lenha
Aquecedor à lenha para piscina

 

O uso de piscina aquecida com lenha ou óleo tem um custo muito baixo.

Apesar disso, é um método que demanda uma grande área destinada ao armazenamento de lenha, ou um reservatório destinado ao óleo.

Ambos são consumidos em alta demanda pelo equipamento, o que pode gerar um custo adicional elevado.

Piscina aquecida por sistema de placas solares

Piscina aquecida com sistema de placas solares
Sistema de aquecimento solar para piscina (fonte: Piscinas planalto)

 

Para aquecer sua piscina com este sistema, será necessário instalar placas solares em um telhado ou em uma área separada que comporte 30 a 40% a mais do que o tamanho da piscina em si. Isto torna o custo deste sistema elevado, pois a quantidade de placas solares utilizada é muito alta.

Apesar disso, como este sistema se utiliza da energia solar, você economizará com a energia elétrica, o que a longo prazo pode valer a pena.

O grande problema do aquecimento de piscinas por placas solares também se deve ao fato do uso da energia solar para elevar a temperatura da piscina, pois em dias de chuva ou nublados, seu rendimento cai significativamente.

Por isto, em piscinas em que a temperatura da água deva permanecer constante, recomenda-se o uso de um sistema paralelo para completar o aquecimento da água da piscina. Para este sistema complementar recomenda-se o uso de bombas de calor ou sistema elétrico.

Resumo dos sistemas de aquecimento de piscina

Aquecimento por bombas de calor

Vantagens:
  • Sistema sustentável, não gera poluição.
  • Economia de energia elétrica com relação ao sistema de aquecimento elétrico.
Desvantagens:
  • Não funciona em regiões muito frias (abaixo de 10°C).
  • É um sistema caro.

Aquecimento elétrico

Vantagens:
  • Sistema compacto, não necessita de muito espaço.
  • É sustentável, não gera poluição.
Desvantagens:
  • Utiliza muita energia elétrica.

Aquecimento a gás

Vantagens:
  • Eleva a temperatura da água muito rapidamente.
  • Usando Gás Natural tem melhor custo-benefício que o sistema elétrico.
Desvantagens:
  • Necessita cômodo separado, bem ventilado e com chaminé para instalar o equipamento.
  • Necessita de aval do corpo de bombeiros para a instalação.

Aquecimento à lenha ou a óleo

Vantagens:
  • Baixo custo do equipamento.
Desvantagens:
  • Necessita de um local separado para armazenagem de lenha, ou um reservatório para armazenamento de óleo.
  • O equipamento demanda muito lenha/óleo, o que pode gerar um custo adicional elevado.

Aquecimento por placas solares

Vantagens:
  • Não utiliza energia elétrica.
  • É sustentável, não gera poluição.
Desvantagens:
  • Tem um custo elevado.
  • Por necessitar do sol, não aquece em dias nublados ou de chuva.
  • Pode necessitar de um sistema de aquecimento complementar (bomba de calor ou elétrico).

Enfim, agora que você já conhece um pouco sobre cada sistema a sua decisão sobre ter ou não uma piscina aquecida deve ter ficado mais fácil, não é?

Você também pode gostar:

10 comentários

  1. Para quem já tem algum conhecimento na área é um bom complemento para se tomar uma decisão estao de parabéns obrigado ,foi de grande ajuda na minha decisão quanto que equipamento utilizar

    • Tiana, caso você deseje instalar um aquecedor com a piscina já instalada, a melhor opção é colocar o aquecedor para funcionar com a mesma bomba do sistema de filtração. Porém desta forma, a piscina só será aquecida quando estiver sendo filtrada.
      Caso esta opção não lhe atenda, a outra possibilidade é instalar o sistema de aquecimento separado do de filtração.Neste caso, seria necessária a instalação de dispositivos de retorno para água aquecida, uma bomba separada apenas para o aquecimento, além do aquecedor. O problema é que seria necessário quebrar novamente a parede da piscina para a instalação dos dispositivos de retorno.
      Caso a piscina não esteja construída, o recomendado é instalar o sistema de aquecimento separado da filtração, como descrito acima. Assim, a piscina poderia ser aquecida independente da filtração.

  2. Boa Tarde.

    Entre aquecimento solar e bomba de calor qual tem uma menor probabilidade de quebrar, e caso quebre, qual tem mais facilidade de encontrar empresa que fazem manutenção?

    • Victor, boa tarde! As placas para aquecimento solar, quando quebram, se faz necessária a troca por um nova placa. A bomba de calor pode ser consertada, dependendo do problema, basta entrar em contato com o fabricante. É bom lembrar também que não é recomendado uso de placas solares como o único tipo de aquecimento, devendo haver um aquecimento complementar (bomba de calor, gás, elétrico,etc.).

    • Olá Lui, tudo bem?
      Então, as placas solares necessitam de um sistema de aquecimento complementar, pois ele depende do sol para aquecer a piscina. As bombas de calor não são recomendadas para regiões muito frias, com temperaturas abaixo de 10°C.
      Portanto, no Rio Grande do Sul, por ter temperaturas muito baixas, uma bomba de calor não é ideal para complementar o aquecimento das placas solares. Você pode procurar outros tipos de aquecimento para resolver o seu problema, como trocadores de calor elétricos, aquecedores a gás ou aquecedores à lenha.
      Espero ter ajudado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *