Raia para piscina olímpica, semi-olímpica e de academias

Para lugares em que se pratica natação, o uso de raia para piscina é comum. Este nome é dado às divisórias flutuantes das pistas as quais se pratica natação.

Este tipo de equipamento tem a função de separar a piscina em partes iguais, em linha reta. Assim, pode-se praticar o treino e/ou natação competitiva paralelamente a outros usuários.

Com isso, a raia para piscina, além de direcionar o nadador a manter uma linha reta, também não permite que um usuário atrapalhe o outro. Cada um terá um espaço próprio a ser respeita.

Como são dividas as pistas da piscina

Antes de falar sobre o equipamento em si, vamos abordar de modo geral como é feita a distribuição do espaço das pistas.

As pistas da piscina, por norma, devem ter a largura mínima de 2,5 metros. Além disso, o espaço externo da primeira e da última última pista (entre a raia e a parede da piscina deve ter distância mínima de 0,2 metros.

Em piscinas de competições oficiais (campeonato mundial e jogos olímpicos), é exigido que este espaço entre a raia de piscina e a parede seja de 2,5 metros, ou seja, 2 pistas vazias.

Para competições mundiais, as piscinas olímpicas e semi-olímpicas devem possuir 8 pistas. Quanto se trata de Jogos Olímpicos, este número é ampliado para 10.

Normas para raia de piscina segundo a FINA

A FINA (Federação Internacional de natação) determina que, para piscinas de natação, as cores cabos das raias para piscina devem ser dividas da seguinte forma:

  • As raias 1 e 8 devem ser da cor verde
  • As raias 2, 3, 6 e 7 devem ser da cor azul
  • As raias 4 e 5 devem ser da cor amarela

Além disso, os flutuadores, dispostos por uma distância de 5,0 metros de cada extremidade da piscina, devem ser de cor vermelha.

Ainda segundo a norma, não deve haver mais de uma raia entre cada pista da piscina. Os cabos da raia devem ser firmemente estendidos.

A norma também diz que na marca de 15 metros de cada extremidade da piscina, os flutuadores devem ser de cor diferente daquela dos flutuadores ao seu redor. Esta se distância é alterada para 25 metros para piscinas olímpicas.

Modelos de raia para piscina

A EPEX fabrica, tradicionalmente, raias para piscina. Estas são em polietileno de baixa densidade e com material de alta qualidade.

Este material permite que a raia flutuante de piscina tenha os seus discos macios. Isto é importante porque  evita eventuais acidentes que possam ocorrer, como por exemplo, caso o nadador dê uma “braçada” sobre o equipamento. Portanto quando isso ocorre, o nadador não será prejudicado de maneira alguma. Estas raias não machucam nem provocam arranhões.

São dois os modelos de raia para piscina fabricados pela Epex. O modelo I com, discos de 105 mm de diâmetro, e a modelo II, com discos de 75 mm de diâmetro.

Para competições, a norma da FINA exigem que os discos possuam diâmetro mínimo de 100 mm e máximo de 150 mm. Assim, as raias para piscinas do modelo I seriam as recomendadas para esta situação.

Raia para piscina EPEX modelo 2
Raias para piscinas Epex

Os discos destas raias possuem aletas para quebrar as marolas (ondas pequenas). Eles podem ser fabricados nas cores amarelo, azul, branco, preto, verde e vermelho.

O que é necessário para a instalar as raias

Para que as raias fiquem corretamente instaladas e fixas, são necessários alguns acessórios complementares para esta função. São eles, o gancho, o esticador e o suporte.

O suporte deve ser chumbado na parede da piscina. Isso pode ser feito durante o processo de construção da piscina, ou durante uma reforma. Ele serve como um ancoradouro para os ganchos.

Suporte de Raias para piscinas EPEX
Suporte de Raia EPEX

Os ganchos servem para prender a raia às paredes da piscina, fazendo com que ela permaneça fixa.

Gancho de raias para piscinas
Gancho de Raia EPEX

Já os esticadores tem uma extremidade acoplada ao gancho e outra acoplada à raia. Como seu próprio nome já diz, ele tem a função de manter a corda da raia bem esticada. Ele pode ser regulado conforme a necessidade.

Esticador de Raias para piscinas EPEX
Esticador de Raia EPEX

Para cada linha de raia de piscina, são necessários:

  • 2 suportes para serem instalados um em cada extremidade da piscina
  • 2 ganchos para para serem acoplados em cada um dos suportes
  • 1 Esticador para ser instalado em um dos ganchos

Todos estes acessórios são fabricados pela Epex em aço inox.

Saiba mais em: www.epex.com.br

Você também pode gostar:

16 comentários

  1. Boa tarde!
    Preciso de um orçamento para 7 raias de 25 m. Cores de acordo com a norma da federação.
    Poderiam me passar o orçamento ou contato de revenda?
    Obrigado.
    Francisco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *