A EPEX instala sistema de tratamento de água na Mineração Taboca.

A EPEX instalou recentemente uma estação de tratamento de água na mina de Pitinga, no estado do Amazonas, pertencente à mineração Taboca.

A captação da água do sistema é proveniente rio Amazonas e tem uma vazão de 3000 L/h que é equivalente a 3 m³/h.

O objetivo da ETA é abastecer a mina, que atualmente também é fonte de Nióbio, com água potável.

O Nióbio

Pra quem não sabe, o Nióbio é o mineral mais raro no mundo, mas é curiosamente abundante no Brasil, que possui cerca de 98% da produção mundial.

É um elemento químico usado como liga na produção de aços especiais e um dos metais mais resistentes à corrosão e a temperaturas extremas. Quando adicionado na proporção de gramas por tonelada de aço, confere maior tenacidade e leveza.

O nióbio é atualmente empregado em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, em tomógrafos de ressonância magnética, na indústria aeroespacial, bélica e nuclear, além de outras inúmeras aplicações como lentes óticas, lâmpadas de alta intensidade, bens eletrônicos e até piercings.

Nióbio
Nióbio

A Mineração Taboca

A Mineração Taboca foi fundada em 1969 e atua na mineração e metalurgia de estanho e minerais industriais. É uma das poucas empresas, ativas no mercado mundial de estanho, a possuir mina própria, sendo a Mina de Pitinga, localizada na Região Amazônica, uma das mais ricas do mundo, com longevidade estimada em 100 anos.

A Mineração Taboca atua também nos mercados de Nióbio e Tântalo, através de sua liga metálica FeNbTa, produto obtido da fundição do minério de columbita presente na mina de Pitinga. A Liga FeNbTa é utilizada como matéria prima na produção de óxidos e Nb (Nióbio) e Ta (Tântalo) metálicos. O Nióbio é importante principalmente para a produção de aços especiais de alta resistência destinados a gasodutos e indústria aeroespacial; o Tântalo é indispensável na produção de transistores e capacitores para equipamentos eletrônicos e também na indústria ótica.

Liga FeNbTa - Mineração Taboca
Liga FeNbTa – Mineração Taboca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *